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4 dicas de como como gerenciar sua clínica odontológica

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Abrir uma clínica odontológica requer bem mais do que apenas os conhecimentos acerca da área de atuação, também exige noções de gestão de clínicas ou consultórios e de administração financeira, de vendas e logística.

Isso porque, ao abrir um negócio próprio, o dentista terá a necessidade de desenvolver uma série de atividades de gerência que permitam a recuperação das verbas investidas, a otimização dos processos, a redução de riscos e o crescimento dos resultados.

No entanto, como durante o curso de odontologia muitos estudantes não complementam esse conhecimento com os princípios de gestão de negócios ou recursos humanos, é comum que estes encontrem alguma dificuldade com a condução de uma empresa própria.

Mas isso não deve ser um obstáculo para o sucesso da clínica ou para a condução do atendimento aos pacientes. Para isso, é possível a realização de cursos que expliquem com todas as formas de planejar, organizar e gerenciar seu consultório odontológico.

Desenvolva um plano de negócio para a sua clínica odontológica

Liderar e gerir uma empresa, independente do setor de atuação, resultará no surgimento de uma infinidade de problemas e desafios que afetarão tanto a administração do negócio, como a realização dos atendimentos. 

Por isso, a formulação de um plano de negócio é tão importante.

Esse planejamento, que pode ser tático, operacional ou estratégico, deve partir de uma análise bem feita do mercado de atuação, considerando aspectos como:

  • Concorrência;
  • Região onde a clínica será aberta;
  • Demanda pelo serviço;
  • Acesso aos fornecedores;
  • Disponibilidade de assistência técnica para os equipamentos.

Em seguida é essencial definir os valores da empresa e o que irá diferenciar o seu atendimento de todos os outros do setor, bem como iniciar o estabelecimento de metas e objetivos que irão guiar as mais diversas áreas do consultório.

A delimitação quanto aos parceiros da empresa também é crucial para o sucesso e a harmonia da clínica médica. 

Essa etapa envolve a ponderação quanto aos funcionários, tipos de plano odontologico empresarial que serão aceitos, fornecedores, colegas de profissão, entre outros.

Depois deve-se iniciar a estruturação do plano financeiro e a análise quanto a verba disponível para a compra dos materiais, contratação de funcionários, custo de manutenção do consultório e o investimento necessário no marketing e publicidade.

Por fim, após todas essas análises e ponderações, é fundamental determinar o passo a passo para tirar esse projeto do papel, por meio de um plano de ação.

Como gerenciar clínicas ou consultórios de forma fácil e eficiente

Depois de todo o planejamento e a formação de um plano de ação efetivo e realista, é preciso compreender como realizar um bom gerenciamento diário do consultório. 

Isso será fundamental para certificar o aumento da produtividade, uma rentabilidade mais aprimorada e o sucesso geral do negócio.

As ações que mais prometem eficiência, organização e economia de recursos e tempo, são:

  1. Priorizar o atendimento humanizado

Especialmente se tratando da saúde das pessoas, o relacionamento entre dentista e paciente é fundamental para garantir o melhor diagnóstico, tratamento e para a satisfação geral dos clientes.

Para isso, foque em um atendimento humanizado, seja empático e cuidadoso, incentive o feedback positivo e negativo, esteja sempre preparado para demonstrar preparo e expertise e disponibilize serviços por meio do plano dental empresarial.

  1. Modernizar as formas de marcar consultas

Invista em ferramentas digitais que permitam a marcação e cancelamento de consultas de forma online. 

Além de facilitar o contato para pessoas que possuem uma rotina bem agitada e consequentemente não tem tempo de ligar para realizar esse tipo de serviço, a organização da agenda fica mais fácil e efetiva.

Esses aplicativos ajudam a evitar os erros humanos e ainda permitem o envio de mensagens de confirmação de comparecimento e reagendamento, proporcionando economia e efetividade ao atendimento.

  1. Otimizar os processos internos

O armazenamento de dados e informações pessoais – como o tipo de plano odontologico para mei –, bem como a organização desse tipo de material e a facilidade de acesso, pode ser determinante para a ocorrência de atrasos e a demora dos atendimentos.

Assim, o investimento em agendas eletrônicas, softwares de gerenciamento de consultórios e prontuários digitais pode ser uma ótima forma de garantir a otimização dos serviços da recepção e de todas as equipes do consultório.

Esses aplicativos abrangem desde o controle do estoque e das datas de vencimento de insumos e medicamentos, até os dados relativos ao plano odontologico para microempreendedor individual ou qualquer outro tipo de assistência médica.

  1. Investir em marketing digital

O marketing digital se tornou fundamental para o sucesso e para a captação de novos pacientes nas clínicas odontológicas de todo o país. 

Esse tipo de ação publicitária, além de ser muito mais barata do que os métodos tradicionais, ajuda a construir uma imagem para a empresa e atrair novos clientes.

Por meio de um site próprio e a publicação de conteúdos informativos de qualidade – por exemplo: como funciona o plano odontologico da empresa –, é possível fazer com que as pessoas procurem a sua empresa e não o contrário.

Também é muito recomendado o investimento em anúncios promocionais em plataformas de busca e em sites populares, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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